Cancro da Mama

Informações sobre o cancro da mama.

Inspeção manual

Deite-se de costas, com uma almofada ou uma toalha dobrada sob um ombro, e o braço do mesmo lado dobrado sob a cabeחa. Com a polpa dos três dedos médios da outra mão, comece a tactear os seios precisamente acima do mamilo e na parte exterior e circule os dedos em tomo do seio, tacteando toda área, recorrendo a uma das técicas que a seguir se indicam. Repita o procedimento com o outro seio. Deverá gastar um mínimo de dois minutos em cada seio, e mais ainda se tiver seios grandes.

Técnica

Faça pressão com suavidade, fazendo pequenos movimentos circulares do diâmetro de uma moeda pequena, procurando descobrir algum espessamento dos tecidos ou caroço. Desloque gradualmente a mão numa série de circulos em redor do seio, até ter tacteado todo o seio.

Para seios grandes

Fazer pequenos movimentos circulares a partir da posição das 12 horas, para baixo e em direcção ao mamilo e para fora e em direcção à 1 hora. Repita o procedimento para todas as horas.

Estrutura do seio

Tenha em mente que a es­trutura do tecido do seio lhe proporciona naturalmente um toque desigual. Terá de se habituar ao que constitua a irregularidade normal, no seu caso.

Verificações de uma descarga do mamilo

O primeiro passo para auto-examinar se existe descargas do mamilo é verificando se há crescimento do mamilo, pressionando suavemente entre os dedos polegar e indicador.

Muitas mulheres apresentam normalmente um corrimento esbranquiçado mínimo, que se acumula no mamilo. Este corrimento é normal e não haverá razões para alarme.

Todavia, qualquer corrimento incomum ou sanguinolento deverá ser imediatamente comunicado ao médico.